Decorrerá entre 16 a 24 de Setembro em Sintra, Oeiras e Lisboa o Festival Música Viva / Entr'Artes 2005, organizado pela Miso Music Portugal.
Em 2005 o Festival Música Viva completa a sua 11ª edição e neste novo ciclo que agora se inicia, se por um lado as linhas de força da programação das edições anteriores se mantêm, por outro apresenta uma renovada proposta, pondo em relação a música com as outras artes e por isso se designa Música Viva / Entr'Artes.
Com esta nova designação, o festival internacional "Música Viva / Entr'Artes 2005" reforça a presença de propostas pluridisciplinares, nomeadamente com dança, cinema e vídeo, apresentando também várias "instalações" e volta a afirmar uma forte presença da música portuguesa e a dar uma especial atenção às relações da música com a tecnologia onde se destaca a já emblemática "Orquestra de Altifalantes".
Propondo nomes consagrados lado a lado com novíssimos compositores e intérpretes, o Festival "Música Viva / Entr'Artes 2005" apresenta um total de 17 espectáculos - das grandes formações aos recitais a solo, da música à dança ao cinema e aos jogos de água; um ciclo de conferências "Entr'Artes" para questionar as relações da música com outras disciplinas artísticas, cursos e "masterclasses" por nomes de referência internacionais, "ateliers" para crianças e ainda várias instalações sonoras que confundem categorias e que experimentam o próprio lugar da sua definição. Ao todo serão apresentadas 95 obras, 25 das quais de compositores portugueses, 70 em primeira audição em Portugal, 15 em estreia absoluta.
Comentarios